quinta-feira, 11 de setembro de 2014

HALLE BERRY Uma Estrela Dos Estados Unidos Para o Mundo !
















Halle Maria Berry nascida Maria Halle Berry nasceu em Cleveland EUA no dia 14 de agosto de 1966) é uma atriz estadunidense vencedora dos prêmios OscarGlobo de OuroUrso de Prata e Emmy, Halle se tornou a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de melhor atriz, além de ser conhecida mundialmente por interpretar a personagem Storm (Tempestade, no Brasil), nos filmes X-Men. Atualmente estrela a série de televisão Extant com a personagem Molly Woods.
BIOGRAFIA
Halle Berry é filha de Judith Hawkins, mãe inglesa e branca, e Jerome Jesse Berry, pai afro-americano  Seus pais se divorciaram quando ela tinha quatro anos de idade, e ela foi criada por sua mãe, não tendo nenhum contato com o pai. Apesar disso, Berry disse que ela foi criada para se identificar como negra, pois sua mãe dizia que, mesmo ela sendo "metade branca", no dia a dia ninguém saberia disso e ela iria sofrer os preconceitos da sociedade como qualquer outro negro. Em entrevista de 2011, Halle Berry disse que acredita na one-drop rule (que diz que uma pessoa com qualquer gota de sangue africano é "negra"). Em 2002, Berry fez um discurso histórico ao ser a primeira mulher negra a ganhar um Oscar. Foi a primeira a ganhar como atriz principal, pois a primeira mulher negra a ganhar um Oscar foi a atriz norte-americana Hattie McDaniel, como atriz coadjuvante, no filme …E o Vento Levou, em 1940.
Antes de iniciar a carreira de atriz, Halle Berry disputou vários concursos de beleza, vencendo o Miss Teen All-American 1985 e o título de Miss Ohio USA em 1986. No Miss USA 1986, terminou em segundo lugar no concurso, vencido pela texana Christy Fichtner (também segunda colocada no Miss Universo 1986). Na pergunta feita durante a competição de entrevista do Miss USA 1986, ela disse que pretendia ser uma artista ou seguir alguma carreira na mídia. Sua entrevista recebeu a maior nota dos jurados. No mesmo ano, Berry se tornou a primeira afro-americana a disputar por seu país o título de Miss Mundo 1986 e ficou em sexto lugar; a coroa ficou com a candidata de Trinidad e TobagoGiselle LaRonde. Apesar das dificuldades enfrentadas desde cedo por sua família, Halle conseguiu se formar em jornalismo no Cuyahoga Community College, em Ohio. Entretanto, nunca chegou a exercer a profissão.
Em 1989, a atriz descobriu ser portadora de diabetes (tipo 1), antes de gravar suas primeiras cenas numa série da televisão americana, a Living Dolls. Certa vez, inclusive, desmaiou por causa da doença nos locais de filmagem da série.
Em 2002, ao conquistar o Oscar de melhor atriz com uma interpretação no filme Monster's Ball (A Última Ceia e no Brasil Depois do Ódio, Berry entrou para a história do cinema como primeira negra a ganhar a categoria principal de atriz do disputado prêmio. No mesmo ano se tornou a primeira atriz premiada com o Oscar a fazer umabond girl, Jinx, num filme de James BondDie Another Day (007 Um Novo Dia Para Morrer  /007 - Morre Noutro Dia).
No ano seguinte, Halle Berry fez uma ponta no vídeo musical da canção "Behind Blue Eyes", da banda Limp Bizkit. A canção fazia parte da trilha sonora do filme Gothika, no qual ela atuou.
Halle Berry
Berry na entrega do Globo de Ouro em 2013
Nome completoHalle Maria Berry
Outros nomesNascimento-Maria Halle Berry
Nascimento14 de agosto de 1966 (48 anos)
ClevelandOhio
NacionalidadeEstados Unidos estadunidense
OcupaçãoAtriz
CônjugeDavid Justice (1992-1997)
Eric Benét (2001-2005)
Olivier Martinez (2013-presente)
Atividade1991 - atualmente
Oscares da Academia
Melhor Atriz
2002 - Monster's Ball
Emmy Awards
Melhor Atriz (Minissérie/Filme de televisão)
2000 - Introducing Dorothy Dandridge
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Atriz (Minissérie/Filme de televisão)
2000 - Introducing Dorothy Dandridge
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz (Minissérie/Filme de televisão)
2000 - Introducing Dorothy Dandridge
Melhor Atriz (Principal) em Cinema
2002 - Monster's Ball
Urso de Prata
Melhor Atriz
2002 - Monster's Ball
Página oficial
IMDb(inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário